10 de dezembro de 2013

Abertura da Semana da Pátria


       Um ato cívico na manhã do dia 02 de setembro de 2013, na Praça da Matriz, deu início à semana de homenagens à Independência do Brasil em Venâncio Aires. Autoridades municipais, estudantes, entidades e clubes de serviços participaram do evento que serviu também para apresentar os homenageados da Semana da Pátria em nível municipal. Com o tema “Juventude, missão desafiadora por uma sociedade melhor”, cada uma das 50 entidades e instituições que participaram do desfile cívico do sábado, 7 de setembro, pôde indicar uma pessoa ou grupo de pessoas para homenagear. Em nível nacional o homenageado foi José Plácido de Castro, enquanto no Rio Grande do Sul foi lembrada a União dos Escoteiros do Brasil.

      A cerimônia iniciou com o hasteamento das bandeiras nacional, do RS e Município. Em seguida, o prefeito em exercício, Giovane Wickert, recebeu das mãos do major do Corpo de Bombeiros, Eduardo Gener Pinheiro de Medeiros, a centelha da chama da Pátria, que estava sendo guardada pela guarnição local desde o último dia 23 de agosto. Wickert acendeu a pira da Pátria na Praça da Matriz e deu início a programação que segue até o próximo sábado percorrendo as escolas para horas-cívicas.
       Durante os pronunciamentos, a secretária municipal de Educação, RosangeLehmen de Moraes, destacou a homenagem municipal aos jovens, especialmente estudantes, voluntários, jovens que têm esperança, inquietações, espírito crítico e não se omitem na busca por mudanças. “Que nós, adultos, saibamos compreender essa juventude, saibamos dar bons exemplos e promover políticas públicas de valorização aos jovens”, considerou.
       Giovane Wickert também ressaltou em sua fala o tema da juventude e os homenageados locais. “Que bom encontrar entre o hall dos homenageados, tantos jovens”, lembrou. Wickert falou ainda da inconformidade dos jovens, das façanhas dos homenageados em nível estadual e nacional e do atual momento que vive o país, após a revelação de espionagem norte-americana. “Nessa semana da Pátria, não queremos apenas um país independente, mas um país soberano, mais justo, mais igual e mais fraterno”, acrescentou.
       No encerramento da solenidade, apresentações artísticas e homenagens às alunas autoras dos desenhos que compuseram o folder de programação.